• 28 de março de 2024

Governo anuncia acordo para fabricar vacina contra covid-19 no Brasil

O Ministério da Saúde, anunciou, nesta manhã, uma parceria que vai possibilitar a fabricação de vacina contra a covid-19 no Brasil. O acordo com a indústria farmacêutica AstraZeneca envolve a transferência de tecnologia de produção à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde.

O governo prevê investir 127 milhões de dólares no projeto e estima que cada dose da vacina vai custar 2,30 dólares. A vacina de que trata o acordo foi desenvolvida pela AstraZeneca e pela universidade de Oxford, na Inglaterra, e está em fase avançada de testes em diversos países, incluindo o Brasil.

Leia também   Quais são os principais destinos para as férias de verão 2021, segundo CVC

“Entre outubro e novembro teremos os resultados preliminares dos testes, feitos tanto no brasil como em outros países. E isso servirá de base para o registro da vacina para uso”, diz Camile Giaretta Sachetti, diretora de ciência e tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos.

O acordo prevê que a Fiocruz vai produzir dois lotes iniciais em  dezembro deste ano e em janeiro de 2021, totalizando 30,4 milhões de doses. Depois disso, se a eficácia da vacina se confirmar, haverá importação de mais insumos para a fabricação de mais 70 milhões de doses, totalizando 100 milhões.

Leia também   Confira dicas especiais para combater o sedentarismo

“É uma encomenda tecnológica e envolve um risco. Os estudos preliminares mostram que a vacina tem resposta imunológica significativa. Se descobrirmos que ela tem algum efeito negativo ou não tem eficácia comprovada, teremos aprendido com isso e teremos capacitado nosso parque tecnológico para produzir outras vacinas”, diz Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde.

(Portal Exame)

Read Previous

Simplifica Goiás: Com foco no cidadão, Governo cria projeto que moderniza e facilita o acesso aos serviços do Estado

Read Next

Na sensível área da religião, governo promove no Distrito Federal o diálogo inter-religioso