• 19/04/2024

Conheça os Benefícios da Atividade Física

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.

Quem está acima do peso deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes por semana, durante 90 minutos, para poder queimar gordura. Idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo. Em caso de dor nas articulações, deve-se dar preferência aos exercícios na água, como natação ou hidroginástica, por exemplo.

Benefícios da atividade física

A prática regular de atividade física é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividade do dia-a-dia e, por isso, é importante as pessoas de todas as idades praticarem exercício. Os principais benefícios da atividade física são:

  • Combater o excesso de peso;
  • Melhorar a auto-estima e promove a sensação de bem-estar;
  • Diminuir a depressão;
  • Melhorar o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Aumenta a disposição;
  • Promove o fortalecimento do sistema imune;
  • Melhora a força e resistência muscular;
  • Fortalece ossos e articulações;
  • Melhorar a postura;
  • Diminui a dor;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhorar a aparência da pele.
Leia também   Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6,7% para 6,61%

A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.

Os adultos e a idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

É importante que antes de começar a praticar exercícios sejam realizados exames para que seja verificado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade indicada, por exemplo. Além disso, é importante a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.

Leia também   Goiás tem crescimento no saldo de empregos pelo segundo mês consecutivo

Para que possua todos os benefícios, é importante que a prática de atividade física seja acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como começar a praticar exercícios

Antes de começar a praticar exercícios, é importante que sejam feitos exames médicos para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente no caso da pessoa ser sedentária. Dessa forma o médico pode indicar se há algum exercício que não é indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo.

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Quando a atividade física não é indicada

A prática de atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, no entanto pessoas que possuem hipertensão ou grávidas com pré-eclâmpsia, por exemplo, devem ser acompanhadas por um profissional de educação física para evitar complicações. Por isso, é importante que sejam feitos exames antes de que se comece a fazer exercícios, principalmente exames que avaliam a saúde do coração.

Leia também   Covid-19: 5 dicas de como evitar infecção do vírus em lugares fechados

As pessoas com hipertensão, por exemplo, têm maior risco de, durante a atividade física intensa, ter alterações nos batimentos cardíacos, favorecendo o infarto e o AVC, por exemplo. Na maioria das vezes as pessoas hipertensas não necessariamente necessitam de acompanhamento profissional durante os exercícios, mas precisam ter o controle da pressão e evitar atividades muito intensas até que seja recomendado pelo médico, dando preferências a atividades mais leves a moderadas.

As mulheres grávidas que não possuem o controle da pressão podem desenvolver pré-eclâmpsia, não sendo recomendada a prática de atividade física muito extensa, pois pode resultar em parto prematuro e sequelas para o recém-nascido. Dessa forma, é importante que a mulher tenha acompanhamento do obstetra e realize exercícios conforme a sua orientação.

Assim, é importante ficar atento a algumas situações durante o exercício, como dor no peito, falta de ar anormal, tontura e palpitações, por exemplo. Sendo recomendado parar a atividade e procurar a orientação de um cardiologista.

(Portal Tua Saúde)

Read Previous

Internet gratuita para aluno e professor começa a ser liberada

Read Next

Serasa oferece renegociação de dívidas para inadimplentes