• 20 de maio de 2022

5 esfoliantes caseiros para pele oleosa

A esfoliação para a pele oleosa tem como objetivo remover os tecidos mortos e excesso de oleosidade, ajudando a desobstruir os poros e manter uma pele mais saudável e limpa.

Para isto, damos aqui algumas opções naturais, com açúcar, mel, café e bicarbonato, por exemplo, que são fáceis de fazer e não agridem a pele como os produtos cosméticos, e podem ser aplicadas semanalmente no rosto ou corpo.

1. Esfoliante com limão, fubá e açúcar

Um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa pode ser feito em casa com limão, óleo de amêndoas, fubá e açúcar. O açúcar e o fubá irão retirar a camada mais superficial da pele, o óleo irá ajudar a hidratar e o suco de limão vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da pele, deixando-a limpa e fresca.

     Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares. Insistir nas regiões mais oleosas que no rosto são, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lavar com água morna. Secar com uma toalha macia, sem esfregar, e usar uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

Leia também   7 situações que cortam o efeito do Anticoncepcional

2. Esfoliante com mel, açúcar mascavo e aveia

O açúcar mascavo com mel e aveia formam uma mistura muito nutritiva e com propriedades esfoliantes, capazes de ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e passar no rosto ou corpo delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até dez minutos e enxaguar com água morna.

3. Esfoliante com limão, pepino e açúcar

O suco de limão misturado com suco de pepino tem muitas qualidades que ajudam a limpar e clarear a pele, removendo o excesso de oleosidade, impurezas e manchas. O açúcar tem a ação de esfoliar, removendo as células mortas e desobstruindo os poros.

Leia também   Vacina tem sucesso contra mutação do coronavírus e deixa cura mais próxima

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (de sopa) de suco de pepino;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Aplicar a mistura dos ingredientes, com uma fricção suave, e deixar agir por 10 minutos. Enxaguar com bastante água morna até remover todo o produto. Evitar se expor ao sol após esta máscara, e sempre passar filtro solar próprio para pele oleosa após, pois o limão pode manchar a pele.

4. Esfoliante com bicarbonato e mel

A combinação do bicarbonato de sódio com mel é ótima para a remoção de células mortas e controle de oleosidade, muito útil para o combate contra os cravos e espinhas.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até ficar homogêneo, passar suavemente com movimentos circulares na pele, e deixar agir por 5 minutos. Em seguida, enxaguar com bastante água morna.

Leia também   5 exercícios para respirar melhor: como e quando fazer

5. Esfoliante com café

O café tem ação antioxidante, capaz de renovar a pele, além de ter ação esfoliante que ajuda a remover impurezas e diminuindo a oleosidade.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de café em pó;
  • 1 colher (de sopa) de água.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e aplicar sobre as regiões desejadas com movimentos circulares. Em seguida, deixar agir por 10 minutos, e enxaguar com água morna.

Outros cuidados com a pele oleosa

Além da esfoliação 1 vez por semana, é importante ter alguns cuidados para controlar a oleosidade da pele, como lavar o rosto no máximo 2 a 3 vezes ao dia, de preferência com produtos próprios para este tipo de pele, evitar uso excessivo de maquiagem e evitar uso de cremes hidratantes nas áreas mais oleosas.

Além disso, é recomendado evitar consumo de alimentos que pioram a oleosidade e a formação de cravos e espinhas, como fast food, frituras e doces.

(Portal Tua Saúde)

Read Previous

Reforma de Bolsonaro poupa os servidores já em atividade

Read Next

Agro em Dados de setembro destaca recuperação de preços no mercado de leite, safra de grãos e força do setor nas exportações em Goiás