• 29 de março de 2024

5 dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19

A incidência de gripes virais e resfriados aumenta no outono e no inverno. Basta o frio chegar, ou ocorrer uma queda brusca e repentina da temperatura, que começam os espirros, tosses, rouquidão e até febre. Isso ocorre por diversos fatores. Para começar, com as baixas temperaturas as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados e isso facilita a transmissão de vírus e bactérias.

Além disso, a baixa umidade do ar dificulta a dispersão de poluentes. O ar seco diminui o muco natural que protege e mantém as vias áreas úmidas. A grande amplitude térmica também é um fator importante. A ampla variação de temperatura no decorrer do dia pode diminuir nossa imunidade.

Neste outono, além das gripes e resfriados comuns para nos preocupar, vivemos a pandemia do novo coronavírus, que provoca uma grave doença respiratória, a covid-19.

Confira algumas dicas simples que vão ajudar você a se proteger de gripes,  resfriados e da covid-19.

Leia também   Presidente entrega medida provisória do novo Bolsa Família

1. Evite aglomerações

Com o tempo frio, as pessoas costumam procurar ambientes quentes e fechados. As janelas no transporte público e também da nossa casa, por exemplo, são fechadas, e isso facilita o contágio das doenças respiratórias como gripe, resfriado e também pelo novo coronavírus.

Assim, mesmo em dias frios, procure manter os ambientes ventilados abrindo algumas janelas, por algumas horas.

Uma forma simples de minimizar o risco de contágio é lavar sempre as mãos com sabão ou usar álcool gel.

Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.

Atualmente estas são as recomendações mais importantes feitas pelos agentes de saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

2. Cuidado ao compartilhar objetos

Dividir objetos como copos, canecas, talheres e pratos pode aumentar a chance de se contaminar.  Se uma pessoa da casa estiver doente, a possibilidade de os outros contraírem um vírus é alta.

Assim, é importante separar para quem está doente estes e outros objetos de uso diário. 

3. Hábitos saudáveis

Nada melhor que a prevenção para evitar contaminações. Então, que tal começar com a saúde? Manter-se sempre bem hidratado, alimentar-se bem e de forma saudável e praticar exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e combater vírus e bactérias.

Para conter a pandemia estamos fazendo o grande esforço do distanciamento social. Mesmo assim, você pode fazer alongamentos e outros exercícios físicos em casa, fazer caminhadas dentro de casa. Dançar é uma boa opção para movimentar o corpo!

Dormir adequadamente é outra dica muito importante para manter a saúde!

4. Evite cigarro e bebida alcoólica

O álcool e o tabaco também podem prejudicar nossa imunidade. Além disso, para quem já contraiu algum vírus, tanto o álcool quando o cigarro podem piorar os sintomas.

5. Vacinas

Ainda não existe uma vacina para a covid-19. Porém, os outros vírus de gripes como H1N1, influenza, etc., também estão no ar. Por isso, é muito importante vacinar-se. Aproveite a campanha de vacinaçãogratuita feita pelo governo federal.

Vacinas ajudam na prevenção de gripes e resfriados, mas devem sempre ser tomadas após indicação de um médico especializado.

Nada é tão eficaz quanto a prevenção. Fique atento à sua saúde, principalmente no outono/ inverno quando estamos mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias.

Não existe tratamento que cure o resfriado, a gripe e a covid-19, mas alguns  sintomas podem ser amenizados. Muito cuidado com automedicação! Algumas doenças têm sintomas parecidos e a automedicação pode mascarar o problema real. Entenda seu corpo e os sinais que ele dá e procure sempre um médico antes de se automedicar.

(Portal Terra)

Read Previous

Coronavírus: GDF reforça combate à violência doméstica durante isolamento

Read Next

Feiras permanentes voltam a receber público