• 19/04/2024

10 benefícios do limão para a saúde

O limão é um fruto cítrico muito utilizado para temperar diversos pratos como peixes, mariscos e frango, assim como para preparar sobremesas, sucos e vitaminas. A casca do limão e suas folhas contem óleos essenciais que proporcionam o seu cheiro característico.

Este fruto é caracterizado por ser rico em vitamina C, representando cerca de 55% da quantidade diária necessária dessa vitamina, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados. Além disso, o limão também contém outros antioxidantes como polifenóis, limonoides e ácido cafeico, os quais possuem outros benefícios para a saúde.

1. Favorece a perda de peso

O limão pode ajudar na perda de peso, já que possui poucas calorias e é rica em fibras, além de ajudar a desintoxicar o organismo. Além disso, acredita-se que a vitamina C poderia acelerar o processo de oxidação das gorduras, o que pode favorecer o processo de perda de peso.

Leia também   Especialistas explicam se crianças correm perigo com fim do uso de máscara

Esse fruto também ajuda a limpar as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces, além de possuir efeito diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos.

2. Previne a prisão de ventre

O limão ajuda a estimular o intestino por ser rico em fibras, o que favorece a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal, tendo um melhor efeito quando consumido com água morna logo em jejum.

3. Exerce efeitos gastroprotetores

Um dos compostos ativos do limão é o limoneno, o qual foi demonstrado ter efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.

4. Protege contra infecções

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureusStreptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

5. Melhora a aparência da pele

Por ser rico em vitamina C, o consumo regular de limão promove a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno, que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele, acelerando a cicatrização das feridas. Além disso, é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, os quais previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

Leia também   10 alternativas para trocar na alimentação e emagrecer

6. Diminui a pressão arterial

O limão poderia ajudar a regular a pressão arterial, já que é rico em flavonoides que exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando, assim, o fluxo sanguíneo. Além disso, a vitamina C também tem sido relacionado com uma diminuição da pressão arterial.

7. Previne a anemia

O limão ajuda a prevenir anemia porque contém vitamina C, o qual favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de origem vegetal. Para isso, é importante consumir os alimentos ricos neste mineral em conjunto com uma alimentação rica em vitamina C, incluindo o limão.

Leia também   Sinovac anuncia 90% de sucesso em testes de vacina contra coronavírus

8. Previne as pedras nos rins

O ácido cítrico presente nos limões poderia ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins, já que a urina é menos ácida. Além disso, exerce propriedades diuréticas que também ajuda a prevenir a formação de cálculos.

9. Previne alguns tipos de câncer

O limão contém diversos compostos bioativos como os limonoides e flavonoides que possuem propriedades anti-tumorais, anti-inflamatórios e antioxidantes que evitam a formação de radicais livres, induzem a apoptose e inibem a proliferação celular.

10. Previne a acne

Devido à propriedade antimicrobiana e anti-inflamatória do limão, é possível combater algumas bactérias que estão relacionadas com a formação da acne.

(Portal Tua Saúde)

Read Previous

Construção de cinco novas UBSs gera 800 empregos diretos e indiretos

Read Next

Brasileiros adquiriram maus hábitos na pandemia, veja quais são