• 20/04/2024

Integrantes da CPI do Feminicídio na CLDF são escolhidos

Pressionado por coletivos femininos e os altos índices de violência contra mulheres do Distrito Federal, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), anunciou os nomes que vão compôr a Comissão Parlamentar de Inquérito de Combate ao Feminicídio. O grupo terá como integrantes os proponentes Arlete Sampaio (PT) e Fábio Felix (PSol), além de Telma Rufino (Pros), Hermeto (MDB) e Cláudio Abrantes (PDT).

“Ainda não temos a definição dos cargos, mas agora a CPI vai andar. Será bom para todo mundo”, prometeu o presidente. Coautor do pedido de CPI, o distrital Fábio Felix comemorou as indicações.

Leia também   Rafael Prudente participa de reunião com Deputados Federais eleitos do MDB

“É um passo muito importante. Temos que criticar quando for para criticar e elogiar quando ocorrer também. Especialmente o presidente Rafael Prudente, que articulou com os blocos e o governo as indicações para o início dos trabalhos”, comemorou o parlamentar.

A publicação deverá acontecer ainda nesta quarta-feira (30/10/2019), em edição extra do Diário da Câmara Legislativa (DCL). Entretanto, os cargos ainda não foram acordados.

Barulho

A CPI do Feminicídio foi proposta há pouco mais de um mês. Na terça-feira (29/10/2019), coletivos de mulheres estiveram na porta do plenário da Casa pressionando os distritais. O barulho surtiu efeito, e Rafael Prudente cobrou dos líderes de blocos a indicação de nomes. A surpresa da lista foi a saída de Roosevelt Vilela (PSB) para a entrada de Arlete Sampaio.

Leia também   Denúncias de violência contra a mulher somam 105,6 mil em 2020

Outro nome na lista que pode não participar efetivamente dos trabalhos é o líder de governo Claudio Abrantes. Apesar de ser o titular, ele deve abrir lugar para Leandro Grass (Rede), do mesmo bloco.

A falta de definição tem um motivo. O governo quer escolher quem presidirá a CPI do Feminicídio. O nome preferido é o de Telma Rufino. A governista é suplente. Ainda assim, tem a confiança do Palácio do Buriti.

(Metrópoles)

Read Previous

Advogado diz que suspeito de matar Noélia só vai falar em juízo

Read Next

Servidores da CEB são investigados por cobrar propina em troca do fornecimento de energia no DF