• 24/04/2024

Ibaneis vai concorrer à reeleição com Flávia Arruda e Paulo Octávio batendo chapa para o Senado

Por José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense

Diante dos bons números apresentados pela gestão do emedebista Ibaneis Rocha à frente do GDF, aliados fazem questão de compor a chapa majoritária liderada por ele a ponto de ter a deputada Flávia Arruda, do PL, e o ex-vice-governador, Paulo Octávio, do PSD, querendo disputar a única vaga ao Senado Federal nas eleições deste ano com o apoio do governador.

Veja também

“Há muitas coisas que precisam ser feitas, porém dependem da Câmara Federal”, afirma Vasconcelos

No campo das articulações, a ex-ministra Flávia Arruda já foi declarada como a pré-candidata oficial de Ibaneis Rocha para o Senado. No entanto, o empresário Paulo Octávio também se movimenta para participar das eleições neste ano para o mesmo cargo na aliança construída pelo emedebista, pois PO confirmou em entrevista ao Café Expressão, programa de entrevista do Expressão Brasiliense, na noite de quarta (20), que vai bater chapa contra Flávia.

Leia também   Brasil chega a 28,3% da população com vacinação completa contra covid-19

Do ponto de vista político, caso se confirmem as duas candidaturas, a disputa entre Flávia e PO pode beneficiar a oposição, já que os dois possuem um eleitorado com o mesmo perfil. Ou seja, o fato de ter dois candidatos podem diminuir as chances da chapa governista sair vitoriosa por completa nas eleições de outubro, já que Ibaneis tem tudo para se reeleger.

Ainda durante a entrevista ao Expressão Brasiliense, Paulo Octávio demonstrou que já tem certeza que vai entrar na disputa que chegou a dizer que não importa se vai enfrentar a deputada Flávia ou o senador Reguffe, do União Brasil, que ainda não se definiu e pode tentar se reeleger, e até mesmo a ex-ministra Damares Alves, do Republicanos, que também está cotada para concorrer ao cargo.

Leia também   PSDB retoma prévias hoje para definir candidato a presidente

Segundo PO, ele tem legenda garantida para entrar no pleito. A sua pré-candidatura já foi até anunciada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Ele inclusive cita o exemplo de Minas Gerais, onde seu partido também vai tentar eleger um senador concorrendo como chapa independente e participando de uma aliança que tem outro candidato oficial.

Se após as convenções partidárias, essa configuração do jogo político que PO vislumbra se confirmar, Ibaneis Rocha vai ter dois candidatos ao Senado. Como o emedebista vem demonstrando que já entende os trâmites do metiê político, ele deve aguardar o cenário se definir e ir para o jogo jogado, assim como fez Roriz quando em 2006 tinha Abadia como candidata oficial ao GDF e apoiava também a candidatura de José Roberto Arruda, o marido da deputada Flávia.

Leia também   Senado aprova proteção a trabalhadoras gestantes durante pandemia

Até 5 de agosto, último dia para a realização de convenções partidárias, ainda vai ter muita articulação e muito tititi de bastidores. A única certeza que temos a partir de agora é que na aliança governista temos Ibaneis como pré-candidato à reeleição, Flávia Arruda é a pré-candidata oficial ao Senado e Paulo Octávio é pré-candidato ao Senado numa possível chapa independente.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Read Previous

Covid-19: ministro oficializa fim de emergência sanitária

Read Next

FMI: Europa deve usar política fiscal para lidar com guerra na Ucrânia