• 28 de março de 2024

Distritais discutem reforma tributária e retomada da economia no DF

O programa “Live CLDF” desta semana abordará a importância de uma reforma tributária no DF para a retomada da economia no período de pós pandemia. O assunto será discutido pelos deputados Delmasso (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (PTC), nesta quinta-feira (23), a partir das 17h, com transmissão ao vivo pela TV Web. O conteúdo estará disponível no canal da Câmara Legislativa no YouTube.

A necessidade de reforma tributária vem sendo discutida há anos tanto na esfera federal quanto na local. A urgência da aprovação de reformas na cobrança dos tributos aumentou com a crise econômica provocado pela pandemia da Covid-19. O assunto é recorrente nas sessões plenárias e reuniões das comissões permanentes da Câmara Legislativa e ganhou mais relevância com a apresentação, nesta semana, de uma proposta do governo federal ao Congresso Nacional.

Leia também   PGR pede abertura de inquérito para investigar Bolsonaro no caso Covaxin

No final do ano passado, o vice-presidente da Câmara, deputado Delmasso, entregou ao secretário de Economia do GDF, André Clemente, uma proposta de novo Código Tributário para o DF. A proposta é oriunda de dez audiências públicas promovidas ao longo do ano passado com representantes de diversos segmentos do setor produtivo. Entre as mudanças sugeridas, estão, por exemplo, o fim da multa confiscatória e a possibilidade de compensação de todos os tributos administrados pela Fazenda, e não só de tributos da mesma natureza.

“Primeiramente fizemos uma discussão sobre a Reforma Tributária Distrital com o setor produtivo, com a realização de várias audiências públicas. Após ouvir os setores, elaboramos e entregamos ao Governo a proposta de um novo Código Tributário para o Distrito Federal. Entreguei a minuta de projeto de lei complementar ao secretário de Economia, André Clemente, no dia 8 de dezembro de 2019, em uma Sessão Solene. Agora, está nas mãos do Governo encaminhar a proposta para a Câmara apreciar”, explicou Delmasso.

Leia também   Relatório preliminar do PL pede invalidação dos resultados de parte das urnas eletrônicas

Já o deputado Eduardo Pedrosa destaca que é importante falar sobre a reforma tributária local, “pois o setor produtivo não aguenta mais pagar tantos impostos”. “As empresas não se desenvolvem, não geram empregos, algumas empresas morrem no caminho e isso atrapalha o desenvolvimento da economia do DF. A reforma tributária será fundamental na retomada da economia, após a crise gerada pelo novo coronavírus. Muitas empresas quebraram e as que ainda estão com as portas abertas estão com dificuldade para arcar com a folha de pagamento”, analisa Pedrosa.

Live CLDF – Esta será quinta edição do programa “Live CLDF”, um fórum de debates produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Câmara Legislativa. O programa já discutiu temas como a flexibilização do isolamento social, a majoração da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos locais, o impacto econômico da pandemia e o retorno às aulas presenciais. Os conteúdos estão disponíveis no canal da Câmara Legislativa no YouTube.

Leia também   Câmara aprova MP que define salário mínimo em R$ 1.212

(Portal CLDF)

Read Previous

Centro Médico da PM está pronto para abrir primeiros 50 leitos

Read Next

Caixa credita hoje parcela do auxílio emergencial