• 23/04/2024

Novo normal para quem? Pós-pandemia pede novo acordo social, diz Cortella

Em entrevista ao canal Um Brasil, o filósofo e educador falou sobre desafios e deveres da sociedade diante dos estragos trazidos pela covid-19

Parte da sociedade assimilou na rotina, nos últimos meses, hábitos, formas de trabalho e de interação social que não devem desaparecer totalmente quando a pandemia acabar. É desse movimento que deve vir o “novo normal“, do qual muito tem se falado.

Em países como o Brasil, porém, à medida que esta crise tornou gritante uma desigualdade social e econômica já tida como grave há anos, uma pergunta deve martelar na cabeça de milhões de pessoas: novo normal para quem?

Leia também   Rússia começa a vacinar principais grupos de risco contra covid-19

O educador e filósofo Mário Sérgio Cortella fala em um recente evidenciamento do nível de inclusão que a sociedade vem consentindo ao longo da história, sobretudo na área de educação escolar de nível básico, no que diz respeito a condições de acesso.

Nesse sentido, Cortella alerta para a necessidade de um novo acordo social, sem o qual será difícil lidarmos com a realidade do pós-pandemia. “Um consenso nacional será necessário para que a gente consiga cuidar daquilo que será desastroso: condições de vida, de trabalho, de alimentação”, disse o UM Brasil, projeto da FecomercioSP, em parceria com a Brazilian Student Association (Brasa).

Leia também   40ºC no inverno: onda de calor recorde atinge o Brasil nesta semana

Read Previous

Apoio psicológico é importante para fumante abandonar o vício

Read Next

Operação anticrime já foi a 26 regiões administrativas