• 24/04/2024

Volta às aulas: confira os novos calendários escolares

A rede pública de ensino já tem os novos calendários escolares, que foram reorganizados considerando-se as aulas presenciais ministradas no começo do ano e a retomada por meio do ensino remoto. A Portaria nº 158, que aprova os calendários, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na terça-feira, 14/7.

A retomada do ano letivo, de forma remota, aconteceu na segunda-feira, 13/7. O término será em 28/1/2021, exceto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Profissional, os centros interescolares de línguas (CILs),  as instituições parceiras e os centros de educação da primeira infância (CEPIs). Estes setores têm encerramento marcado para 29/1/2021.

Leia também   Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje

A reorganização segue a orientação do Ministério da Educação (MEC), que flexibilizou os 200 dias letivos obrigatórios, mas manteve a carga em 800 horas, e a Recomendação nº 01/2020, do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF).

A Secretaria de Educação buscou manter a programação prevista nos calendários originais, adaptada ao novo contexto.

Ao todo, são quatro calendários: anual da rede pública; semestral da rede pública (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional); centros interescolares de línguas (CILs); instituições parceiras e centros de educação da primeira infância (Cepis).

Leia também   Cidadãos do DF podem consultar posicionamento em listas de espera do SUS

Os calendários propostos mantêm os mesmos conteúdos pedagógicos definidos para o ano de 2020, para garantir a qualidade do ensino e evitar perdas educacionais.

Considerando-se os dias letivos presenciais entre os meses de fevereiro e março, a organização dos bimestres e semestres ficou da seguinte forma:

Os dias letivos móveis, que são aqueles que, a critério da escola, podem mudar de data, foram definidos em 21 e 22/12 – exceto para as instituições parceiras e Cepis, que não têm esta possibilidade. A título de sugestão, também são indicados dias opcionais para a recomposição.

Leia também   Uso correto dos faróis garante a segurança no trânsito em dias de chuva

Aulas remotas
A participação no programa Escola em Casa DF passou a ser obrigatória desde segunda-feira (13). A frequência será computada por meio da realização de atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula, que permite interação entre professor e estudante. Aqueles que não tiverem acesso à internet recebem material impresso. A organização da entrega cabe a cada escola.

Os estudantes tiveram de 22 de junho a 10 de julho para serem acolhidos e se ambientarem à plataforma Google Sala de Aula.


Confira os calendários

(Agência Brasília)

Read Previous

O TikTok corre risco de ser banido no Brasil?

Read Next

Ana Hickmann ensina 2 delineados coloridos: “Tô viciada”