• 20/04/2024

Tumultos, bebedeira e pequenos delitos marcam 1º dia do Carnaval no DF

A Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou seis ocorrências até o final da tarde deste sábado (2/3). Duas por embriaguez ao volante (que aguardam o pagamento de fiança), duas por lesão corporal (em que os autores foram liberados após assinarem Termo Circunstanciado) uma por roubo a pedestre na Asa Norte e uma por injúria racial, que também aguarda o pagamento de fiança.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) atendeu 13 pessoas alcoolizadas. A corporação prestou socorro a três vítimas de arma branca na área central, que foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAn). Duas das vítimas acabaram liberadas em seguida.

A Polícia Militar encaminhou dois menores à Delegacia da Criança e da Juventude por estarem portando drogas. Quatro homens foram flagrados com facas. As armas foram apreendidas, e os responsáveis, após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência, liberados.

A chuva que caiu no meio da tarde atrapalhou a folia e causou confusão no centro de Brasília. Muitas pessoas correram para se abrigar no Brasília Shopping e vidraças chegaram a ser quebradas. Lojistas fecharam as portas. O temporal também fez com que muitos foliões corressem para a Rodoviária do Plano Piloto e antecipassem o retorno para casa. Houve tumulto e reforço na segurança.

Leia também   Parcelamento de dívidas com o FGTS tem novas regras

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública não havia divulgado o número total de foliões nos blocos deste sábado (2). No Babydoll de Nylon, a quantidade chegou a 20 mil antes de a chuva estragar a festa. No Rejunta Meu Bulcão, o público foi pequeno. Os dois blocos saíram na área central de Brasília. Em Taguatinga, o Asé Dudu também foi afetado pela chuva e o movimento foi baixo.

Segurança
Para dar maior celeridade no atendimento, a Delegacia Móvel da PCDF está funcionando no estacionamento da Torre de TV. Qualquer ocorrência pode ser registrada no local. Há ainda um Posto Avançado de Identificação de suspeitos e um Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML) para atendimento em casos de lesões corporais leves.

O efetivo foi reforçado em todas as delegacias, principalmente na 5ª e na 1ª, zona onde se concentram 75% dos eventos carnavalescos.

No Carnapati, evento realizado no Parque da Cidade, foram distribuídas 156 pulseirinhas de identificação infantil. Neste domingo (3), a emissão das pulseirinhas será feita no Baratinha, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 14h às 20h.

A corporação também está com estrutura montada no estacionamento da Torre de TV. No local, há um Ônibus de Tecnologia e Estratégia, com câmera de monitoramento e filmagem até 15 metros de altura, um Ônibus de Apoio à Comunicação com a Imprensa, um Ônibus de Apoio para Registro de Ocorrências de Menor Potencial Ofensivo e um Ônibus de Gerenciamento de Crise, que abriga equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para reforço caso haja necessidade de atuação policial em situações mais graves, como o desarmamento de bombas.

Leia também   DF recebe mais 37.400 doses da vacina CoronaVac

Durante o evento Na Batida do Morro, no Setor Comercial Sul, houve tumulto e a PMDF precisou solicitar o desligamento do som. Um dos policiais foi atingido por uma garrafa de vidro. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base, onde foi colocado em observação, medicado e liberado com a recomendação de repouso. Seis armas brancas foram recolhidas pelos policiais militares na área do show. Houve conflitos na dispersão do público que se mostrou bem agressivo com a intervenção da PMDF.

Trânsito
Neste sábado (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza intervenções para garantir segurança e fluidez no trânsito em seis locais: Eixo Monumental, Parque da Cidade, Águas Claras, Setor de Indústrias Gráficas, Asa Norte e Setor Bancário Norte. Para realização da ação, foram destinados 78 agentes, 28 viaturas operacionais e quatro motociclistas.

Leia também   Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês

A via que contorna o Parque da Cidade ficará em sentido único e anti-horário, das 14h às 2h, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, em razão do evento Carnaval no Parque.

Na Asa Norte, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 – ficará fechado, das 17h à 0h, para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres.

No Setor Bancário Norte, a interdição será no estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, das 15h às 22h, para festa do bloco Rejunta Meu Bulcão.

Já na Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar ficará interditado, das 11h às 2h, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro. Em Águas Claras, o estacionamento público situado na Rua 31 Sul – entre as avenidas das Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado, das 15h às 22h, para o evento Desfile das Escolas de Samba, com público estimado em 1 mil pessoas.

(Agência Brasília)

Read Previous

Homem é preso por vender produtos de tratamento estético sem registro

Read Next

Comércio de rua e shoppings de portas fechadas nesta segunda (4/3)