• 24/04/2024

Homem é preso por ameaçar matar deputado Fernando Fernandes a facadas

m homem foi detido na manhã de terça-feira (15/1) por ameaçar matar o delegado, deputado distrital e administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes (Pros). Policiais civis chegaram até o suspeito após receberem denúncia de que Samuel Fernando Silva dos Santos, 21 anos, conhecido como Boca Roxa, estaria gritando em via pública que tiraria a vida do parlamentar.

A prisão ocorreu em um campo de grama sintética, na Chácara 87, em frente ao Condomínio Maranata, no Sol Nascente. Segundo a delação anônima, Boca Roxa costumava andar pela região ostentando uma pistola .380, mas anunciava que assassinaria Fernando Fernandes a facadas.

A ocorrência foi registrada na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte), a mesma chefiada por Fernando Fernandes até meados de 2018, quando se afastou para se lançar candidato. De acordo com o distrital, Boca Roxa é integrante de uma facção conhecida como Comando do Sol Nascente, que controla parte do tráfico de drogas na segunda maior favela da América Latina.

Leia também   Quarta-feira com 150 vagas de emprego abertas

“Eu atribuo essas ameaças ao meu trabalho como delegado na região e, agora, como administrador, pois estamos atacando de forma dura a grilagem de terras na cidade”, afirmou o delegado.

Em seu depoimento à PCDF, Samuel admitiu ser usuário de drogas, mas negou qualquer ameaça ao distrital. Disse, inclusive, ter sido surpreendido com a presença dos policiais. No momento da prisão de Boca Roxa, os agentes da 19ª DP não localizaram a suposta arma de fogo usada por ele, mas, sim, um simulacro que ele admitiu guardar para cometimento de roubos.

Leia também   Gasolina rompe a barreira dos R$ 8 pela primeira vez, diz ANP

Segundo mais votado
Delegado da Polícia Civil há 25 anos, Fernando Fernandes foi o segundo deputado distrital mais votado no DF. Tendo como reduto eleitoral o setor Sol Nascente, ele fez fama combatendo a criminalidade quando chefiou a 19ª DP. Acabou ganhando a confiança da comunidade e deslanchou na vida política.

Outro ponto que alavancou a popularidade de Fernandes foi o fato de ele ter sido conselheiro tutelar em 2013. O distrital ingressou nos quadros da PCDF como escrivão e depois passou em concurso público para a carreira de delegado.

Na corporação, ele atuou no Posto Policial do Touring, 26ª DP (Riacho Fundo), Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II), 30ª DP (São Sebastião) e todas as delegacias de Taguatinga e Ceilândia.

Leia também   STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos de 8 de janeiro

Administrador temporário
Ao aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir o cargo de administrador da maior e mais populosa cidade do DF, Fernando Fernandes recebeu muitas críticas de eleitores.

“Este mês não há trabalho na Câmara Legislativa. Como integrante da base do governo, e tendo sido o mais votado em Ceilândia, aceitei o convite do nosso governador de arrumar a administração, mas tão logo isso seja feito, voltarei à Casa. Isso deve durar de três a seis meses”, ressaltou.

De acordo com Fernando Fernandes, a decisão foi exclusivamente de Ibaneis, sem ingerência alguma da legenda. “A Telma está ciente que a minha passagem pela administração é transitória, e o partido não apresentou nenhuma barreira, até porque não haverá prejuízos para a sigla.”

(Metrópoles)

Read Previous

Bebê cai em piscina e mobiliza Corpo de Bombeiros no DF

Read Next

SOS DF Saúde promove Dia D de combate ao Aedes