• 25/04/2024

DF tem novos focos de incêndio; o calor e a seca continuam no fim de semana

Além dos novos focos de incêndio no Parque Ecológico de Águas Claras, outras regiões do Distrito Federal também têm registros de queimadas na manhã deste sábado (14/9). 

Por volta das 9h, um caminhão do Corpo de Bombeiros interditou a faixa da direita na saída da Ponte JK sentido Plano Piloto para combater o fogo que se alastra e estava se aproximando da pista. 

A região de cerrado ao lado da via estava bastante queimada e os bombeiros tentavam extinguir alguns focos que estavam com chamas muito altas. A fumaça escura podia ser vista da Esplanada dos Ministérios.

O fogo na região se soma a outras diversas ocorrências semelhantes que a capital teve durante toda a semana, que foi de calor intenso e baixa umidade. Na sexta-feira (13/9), o Distrito Federal atingiu a temperatura mais alta do ano segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros marcaram 34,9ºC no Gama.

Leia também   Detran abre inscrições para o Curso Mobilidade e Trânsito

Neste sábado (14), o DF completa 104 dias sem chuvas. Porém, em comparação com os últimos dias, no qual a umidade relativa do ar ficou próxima de 10%, o fim de semana terá um pequeno aumento. A umidade fica entre 15% e 70%, no sábado, e 20% e 85%, no domingo (15/9). 

De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o céu ficará claro e parcialmente nublado com névoa seca e as temperaturas variam entre 11°C e 34°C, no sábado, e 11°C e 32°C, no domingo.

Entre os dias 27 e 29, existe chance de chuvas espaçadas no DF. “Se essa possibilidade se confirmar, a umidade vai se elevar um pouco. Caso contrário vai continuar baixa”, completa Mamedes. 

Leia também   Atenção foliões: alterações no trânsito durante o Carnaval

A previsão de chuvas mais frequentes no DF é apenas para a segunda quinzena de outubro. 

A seca 

O DF registrou o dia mais seco da história em 4 de setembro deste ano, com 8%. A máxima histórica de temperatura foi registrada em 2017, quando os termômetros chegaram a 37,3ºC.

Na quinta-feira (12/9), a Defesa Civil decretou estado de emergência novamente no DF, devido à baixa umidade. A medida tinha sido tomada na última semana, mas após três dias com umidade acima de 20%, na segunda-feira (9/9) houve um retorno para estado de alerta, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. 

Leia também   GDF recruta empresas em busca de emprego para pessoas com deficiência

Defesa Civil recomenda beber pelo menos seis copos d’água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias com água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão, evitar exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar a queima de lixo e entulho. 

Fonte: Correioweb

Read Previous

Detran faz intervenções no trânsito para eventos do fim de semana

Read Next

Opção para amenizar o calor e a seca, atividades aquáticas exigem cuidados