• 18 de abril de 2024

DF inicia terceira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza

O Distrito Federal iniciou, nesta segunda-feira (4), a primeira fase da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (veja tabela abaixo), voltada às crianças de 6 meses a 5 anos, 12 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Esse público-alvo é o mais vulnerável à gripe, por isso se tornou prioridade. Eles têm até 5 de junho para buscarem as salas de vacina nas unidades básicas de saúde (UBSs).

“A partir de hoje serão distribuídas pela Rede de Frio do DF, às Regiões de Saúde, 52 mil doses da vacina contra Influenza, para dar início a primeira fase da terceira etapa da campanha. Lembrando que todos os grupos prioritários também terão até 5 de junho para se vacinarem”, informou a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Leia também   Comércio 100% aberto, porém cuidados precisam continuar

A gestora explica que o período para vacinação foi estendido pelo Ministério da Saúde até junho devido à pandemia do novo coronavírus. O governo federal optou ainda pelo cancelamento do Dia D, de mobilização nacional, para evitar aglomerações nas salas de vacina. “Com isso, foi prorrogado o encerramento da campanha, que seria em 22 de maio”, ressaltou.

Prioridade

Em nota circular, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de começar imediatamente a vacinação das crianças, gestantes e puérperas, por estarem mais suscetíveis à Influenza. A pasta faz o apelo para que esse público procure, o quanto antes, as salas de vacina nas UBSs.

Leia também   Como o coronavírus é transmitido e como evitar

“A Rede de Frio do DF já recebeu o quantitativo equivalente de doses para parte da população da terceira etapa da campanha. Foi decidido, então, que seria importante dar início a essa parcela da população o mais rápido possível”, afirmou a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.

Programação

Conforme a programação reorganizada após a determinação do Ministério da Saúde, a segunda fase da terceira etapa da campanha será de 11 de maio a 5 de junho, destinada às pessoas com deficiência. De 18 de maio em diante, será a vez dos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Leia também   Seja consciente ao usar a água no período de estiagem

Enquanto isso, os demais grupos prioritários das primeiras etapas também terão até junho para se vacinar.

Fazem parte das etapas iniciais idosos de 60 anos ou mais; profissionais da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; povos indígenas; caminhoneiros, portuários e trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores).

Veja a tabela:

(Agência Brasília)

Read Previous

Saiba como agendar o teste da Covid-19 em meio online

Read Next

Termina amanhã prazo para regularizar situação eleitoral