• 24/04/2024

A nova rotina de mãe em meio a nova realidade ou nova normalidade

Por Fabiana Oliveira *

Olá, mãe. Como andam os seus dias nestes tempos de pandemia? Estamos vivendo um isolamento social desde o mês de março por conta do novo coronavírus e, de repente, nos deparamos com a necessidade e a obrigação de criar uma nova rotina para nós e nossos filhos. Uma mudança inesperada, pois não estávamos preparadas para essa agora chamada nova realidade ou nova normalidade. Tem sido um aprendizado e um desafio dia a após dia.

Estamos lidando com uma rotina que nos exige pensar como vamos distrair as crianças? Como ensinar o conteúdo escolar? Como trabalhar home-office? O que os filhos vão comer, vestir, …. O desafio é o que fazer para nos reinventar todos os dias. Essas são algumas perguntas que, diante do que estamos vivendo, com certeza, fazemos. Antes já se possuía uma rotina que poderia ser mudada durante o dia ou na semana, mas não assim de forma tão rápida e tempestiva. Sempre buscando uma fácil adaptação ou solução e não uma situação mais duradoura como a que estamos vivenciando.

Leia também   Governo começa a pagar o benefício DF Sem Miséria

A verdade é que do dia para a noite nos transformamos em dona de casa, mãe, esposa, professora… e como lidar com tudo isso? E a mudança de sentimentos nossas angústias, medos???

Tudo aconteceu e estamos agora em uma nova rotina onde no primeiro turno é acordar, preparar o café da manhã, colocar as crianças para as aulas online, dar atenção aos pequenos que ainda não tem essa ocupação. Logo depois pensar no almoço com todo carinho e dedicação, verificar como está a limpeza da casa para manter sempre asseada e aconchegante para nossa família.

E o trabalho como fica? Quem trabalha home-office, como faz? E aí, lá vem o segundo turno que é quase como “se virar nos trinta” como se diz. Temos que fazer algo para entreter as crianças e, ao mesmo tempo, executar o serviço solicitado da mesma forma como se estivéssemos no escritório ou na empresa que trabalhamos. Afinal, nesse momento precisamos nos dedicar, pois em função da crise quem não conseguir se adaptar a tal da nova realidade, corre o sério risco de ser desligada do trabalho.

Leia também   Como lidar com as crianças em tempos de isolamento social?

E você acha que acabou?! Não espera… vem o terceiro turno. Tem o jantar, ver o que continuar inventando para os filho, tem o esposo ou companheiro para dar atenção. E o tempo para nós, mãe, mulher? Será que sobra? Seria necessário? Quando deitamos, as vezes vem a pergunta: como dar conta de tudo isso no outro dia?

Bom, somos seres humanos. Temos sentimentos, angústias, medos. Não está sendo fácil pra ninguém ter que superar muitos obstáculos e desafios todos os dias. E o melhor deles é aprender que o melhor presente que Deus pode nos dá, é a nossa família. É nela que encontramos forças para conseguir e ter tudo que precisamos. Que não podemos deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Que devemos estar sempre prontos para aprender uma comida nova, arrumar um cantinho especial, dar boas gargalhadas, fazer travessuras, ser feliz, enfim, fazer coisas que dinheiro nenhum do mundo, compra.

Leia também   Como ensinar para seu filho a importância de escovar os dentes?

O atual momento não está sendo fácil para ninguém, principalmente para as famílias. O importante é que devemos tirar uma lição de tudo isso. Temos curtir a vida enquanto temos tempo para isso e aproveitar o hoje, pois o tempo passa, as coisas mudam, as crianças crescem e o que fica gravado em nossa mente e coração, são esses momentos que apesar de mais difíceis que sejam, você estava ao lado de pessoas que nos fazem sentir o amor verdadeiro e que são elas que dão sentido a sua vida e existência. Isso, é vida de mãe.

* Fabiana Oliveira é jornalista com especialização em estratégia competitiva nas organizações, blogueira, filha, neta, esposa, mãe e apaixonada pelos filhos.

Read Previous

Aprenda a forma correta de higienizar frutas, verduras, legumes e embalagens

Read Next

Quem são os brasilienses: o prato típico do Distrito Federal