• 23/04/2024

Violência contra mulher é tema de debate promovido pela ONU e MPT no DF

Violência contra a mulher: um assunto que se tornou recorrente nas páginas dos jornais e nos sites de notícia. No Distrito Federal, 30 mulheres foram vítimas defeminicídio até outubro deste ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Nesta segunda-feira (25/11), comemora-se o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres, como parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Em função da data, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização das Nações Unidas Mulheres Brasil (ONU) promoverão uma palestra para discutir a temática.

O evento gratuito ocorrerá às 16h, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho e tem como tema: “O trabalho como instrumento pelo fim da violência contra as mulheres”. O encontro trará reflexões sobre a importância do trabalho como instrumento pelo fim da violência contra as mulheres a partir da perspectiva da autonomia econômica.

Leia também   CPI do Feminicídio chama secretários de Segurança e da Mulher

Na mesa de abertura estarão presentes a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; a representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) no Brasil, Claudia Valenzuela e a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino. A palestra será ministrada pela consultora da ONU Mulheres, advogada, professora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP) Fernanda Castro Fernandes.

No mesmo dia, às 9h, a ONU Mulheres Brasil apresentará um painel com o tema: “Mulher Negra na Universidade e no Mercado de Trabalho”. Confira o restante da programação no site.

Leia também   Segurado do INSS poderá contestar benefício negado mesmo após 10 anos

Campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, comemorado em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. A campanha iniciou-se por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991.

Câmara Legislativa

Ainda nesta segunda-feira (25/11), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma roda de conversa para discutir os avanços e desafios nas ações de combate à violência contra a mulher. No encontro, estarão presentes representantes de segmentos ligados ao tema, mulheres que saíram do ciclo de violência doméstica e profissionais que acolhem as vítimas.

Leia também   Reviravolta: Polícia Civil apresenta real assassino de Pedrolina Silva

A roda de conversa será gratuita e ocorrerá às 11h30, no Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova) da CLDF. Haverá ainda transmissão ao vivo pelo Instagram e Facebook do deputado Leandro Grass (@leandrograss).

“O meu papel é lutar pelo fim dessa cultura do machismo que está matando as mulheres. Esse é um tema que precisa ser debatido por toda a sociedade. Precisamos nos envolver e combater qualquer tipo de violência”, ressaltou o deputado Leandro Grass (Rede).

(Correioweb)

Read Previous

Segundo sorteio do Nota Legal será amanhã (25)

Read Next

Mulher tem 40% do corpo queimado; companheiro é o principal suspeito