• 19/04/2024

Confira 10 receitas de chás e sucos para combater a má digestão

Má digestão e dor de estômago são problemas que causam não só muito mal estar, mas podem até ser sintomas de doenças mais graves, como gastrite. O problema geralmente acontece após uma “orgia alimentar”, especialmente quando há excesso de consumo de comidas apimentadas, álcool ou alimentos gordurosos.

Para prevenir a indigestão é importante mastigar bem os alimentos, não comer depressa demais, nem beber exageradamente. Também é adequado evitar alimentos gordurosos e frituras. Mas, se o momento for o de remediar exageros, seguem algumas receitas fáceis e caseiras. Importante: se os sintomas – que incluem enjoos, arrotos e estômago estufado -, forem frequentes, uma consulta ao gastroenterologista é necessária.

1. Chá de hortelã
A bebida tem diversas propriedades digestivas.

Ingredientes

– 1 colher de chá de folhas secas ou frescas de hortelã;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Adicionar a hortelã a uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.

2. Chá de boldo
Uma opção que pode até ser um pouco amarga, mas possui propriedades que estimulam o sistema digestivo e desintoxicam o organismo.

Ingredientes

– 1 colher de sopa de folhas de boldo;
– 1 litro de água.

Modo de preparo
Colocar as folhas de boldo numa panela e acrescentar 1 litro de água. Deixar ferver por alguns minutos e após esfriar, coar. Beber 1/2 xícara deste chá antes e outra após as refeições. Este chá não deve ser adoçado, pois o açúcar dificulta a digestão pois fermenta no intestino.

Leia também   Para desinchar: aprenda a fazer três receitas de sucos com melão

3. Chá de verônica
Um excelente remédio pois possui propriedades que ajudam a digestão e diminuem o desconforto provocado pelos alimentos no estômago.

Ingredientes

– 500 ml de água;
– 15 gramas de folhas de verônica.

Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver durante 10 minutos em uma panela. Tampar e deixar esfriar, coando em seguida. Deve-se beber uma xícara antes das principais refeições, não ultrapassando a quantidade de 3 a 4 xícaras por dia.

4. Chá de erva-doce
Um bom remédio caseiro para o problema, especialmente na gravidez. As sementes ajudam na digestão e combatem sintomas desagradáveis sem prejudicarem o bebê.

Ingredientes

– 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Adicionar as sementes na xícara de água fervente. Quando amornar, coar e beber a seguir.

5. Suco de maçã
Indicado para quem tem digestão lenta. A bebida ajuda na eliminação dos gases presentes no estômago. É, ainda, muito eficiente para ajudar a digestão de alimentos com muita gordura ou condimentos.

Ingredientes

– 2 maçãs;
– 50 ml de água com gás

Modo de preparo
Passe pela centrífuga as 2 maçãs e depois adicione 50 ml de água com gás.

Leia também   Substituta saudável do refri: confira cinco benefícios da água com gás

6. Chá de cálamo
O cálamo é uma planta medicinal indicada para casos de indigestão, arrotos, flatulência, perda de apetite e sensação de estufamento.

Ingredientes

-2 colheres de sopa de chá de cálamo;
-1 litro de água.

Modo de preparo
Colocar as 2 colheres de sopa no litro de água. Deixar cozinhar até ferver e, após esse tempo, retirar do fogo e deixar em repouso por 10 minutos. Por fim, coar e beber.

7. Suco de abacaxi com mamão
A bebida é uma boa opção porque as duas frutas têm propriedades que facilitam a digestão. O abacaxi é rico em bromelina, uma potente enzima eficaz contra inflamações. O mamão, além de fibras, tem uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes.

Ingredientes

-3 rodelas grossas de abacaxi;
-2 fatias generosas de mamão;
-1 copo de água;
-1 colher de levedo de cerveja.

Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar uma mistura homogênea.

8. Suco de limão
Este é um bom remédio caseiro para indigestão porque age como um suave depurador do intestino e do estômago, diminuindo o desconforto gástrico. Além de ser eficaz contra o problema, o suco auxilia no tratamento de dor de garganta, gripe e resfriados devido ao alto teor de vitaminas e minerais.

Leia também   Remédio caseiro para retirar cravos da pele

Ingredientes

– Meio limão;
– 200 ml de água;
– Meia colher de mel.

Modo de preparo
Adicionar todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem.

9. Chá de capim-limão
O chá de capim-limão estimula a digestão e faz efeito em poucos minutos. É recomendado tomar pequenas quantidades do líquido a cada 15 ou 20 minutos, evitando o consumo de qualquer outro alimento até que os sintomas da má digestão tenham desaparecido. Não deve ser tomado durante a gravidez porque pode prejudicar o bebê.

Ingredientes

– 1 colher (chá) de folhas picadas de capim-limão,
– 1 xícara de água.

Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir deve-se filtrar e beber o chá logo após o preparo, sem adicionar açúcar.

10. Chá de cúrcuma 
A cúrcuma é uma planta medicinal que atua como anti-inflamatório, diminuindo os sintomas da dispepsia, queimação na parte de cima da barriga.

Ingredientes

– 1,5 g de cúrcuma;
– 150 ml de água.

Modo de preparo
A cúrcuma deve ser levada ao fogo para ferver junto com a água, pois é por meio desse processo que são extraídas suas propriedades medicinais. Após fervido o chá, ele deve ser coado e bebido de 2 a 3 vezes ao dia.

Fonte: Metrópoles

Read Previous

Países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil, diz Bolsonaro

Read Next

Fabiana Karla entra na Justiça contra marca de remédios para emagrecer