• 29 de março de 2024

Exame de sangue pode prever se você vai morrer nos próximos 10 anos

O que você faria se descobrisse que só tem mais uma década de vida? Uma pesquisa feita pelo Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha, deu origem a um exame de sangue capaz de prever as suas chances de morte nos próximos dez anos. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Os pesquisadores analisaram 44 mil indivíduos de 18 a 109 anos e detectaram 14 biomarcadores metabólicos no sangue que podem influenciar no risco de morte de uma pessoa.

Leia também   Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

Os biomarcadores estudados relacionam-se com diversas áreas da saúde: imunidade, controle da glicose, inflamação e gordura circulando no organismo são alguns deles. Atualmente, a previsão de expectativa de vida é feita com base em fatores como pressão arterial e níveis de colesterol.

Os participantes foram acompanhados pelo período de dois a 16 anos. Primeiro, os cientistas mapearam o risco de morte dos voluntários com base em “fatores convencionais”, ou seja: índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, colesterol, consumo de álcool e tabagismo, bem como qualquer diagnóstico de câncer ou doença cardíaca.

Leia também   O que é a síndrome rara que afeta crianças com covid-19

Em seguida, a equipe médica pontuou o risco de mortalidade dos participantes de acordo com os biomarcadores desenvolvidos no novo exame de sangue. Os pesquisadores estabeleceram uma escala de menos dois a três e, dentro desta escala, cada aumento de um ponto representava o crescimento de três vezes as chances de morte prematura. O teste conseguiu acertar em 83% dos casos de voluntários que faleceram durante a pesquisa (5.512 pessoas).

A ideia, de acordo com os cientistas, é que o exame seja útil para orientar tratamentos de pacientes frágeis demais para passar por uma cirurgia, por exemplo. O teste não está disponível para uso na vida real, mas os pesquisadores estão otimistas com relação aos rumos do estudo.

Leia também   5 vacinas contra covid-19 estão em fase avançada; 166 em desenvolvimento

Fonte: Metrópoles

Read Previous

“O maior problema não é o quanto as pessoas ganham é o quanto elas gastam”, afirma investidor

Read Next

Países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil, diz Bolsonaro